O tema sucesso é hoje pauta recorrente nas redes sociais.
Muitas são as dicas e os caminhos ofertados para que alguém chegue a ele.
A pergunta que me faço a cada post, vídeo, stories etc., que versa sobre o tema é:
O que devemos entender por sucesso?
Creio que a resposta a essa pergunta deveria ser tão explorada quanto como chegar até ele, pois a exposição deturpada desse tema, pode inclusive, ter efeito contrário.
Quando se associa sucesso a uma cifra milionária, por exemplo, todos aqueles que não chegaram aos milhões poderão entender-se como alguém que não alcançou o sucesso.
Tê-lo, na minha concepção é muito maior do que reunir milhões, ter várias empresas gerando lucro ou uma vida cheia de histórias mirabolantes a serem contadas.
Sucesso deve ser entendido como a conquista daquilo que era almejado.
Alguém que não tinha condições de se alimentar de forma regular, quando alcança a condição de fazê-lo é uma pessoa de sucesso. Um pequeno empresário que tem sua empresa proporcionando renda para viver com dignidade e muitas vezes para garantir a dignidade de mais outras duas pessoas, seus funcionários, é uma pessoa de sucesso.
Quantas histórias de sucesso não são contadas porque não envolvem milhões ou uma série de feitos “sensacionais”?
A falta de pequenos casos de sucesso nas redes sociais está criando um ambiente que destrói sonhos ao invés de cria-los. A vontade de ser bem-sucedido naquilo que se propõe tem sido subjugada pela falta de dígitos no sonho da pessoa.
Há quem almeje uma carreira em órgãos públicos, outras em órgãos privados, ou até aquelas que desejam a construção de alguma, seja ela qual for, e a conquista. Isso também deve ser entendido como sucesso.
Todos os dígitos milionários associados ao sucesso fomentado nas redes sociais estão adoecendo as pessoas.
Ansiedade, frustração, pânico e algumas vezes até suicídio são alguns dos exemplos de causas aos efeitos da “postagem” do sucesso extraordinário.
Faço aqui uma provocação para que estejamos atentos aos pequenos casos de sucesso.
Pessoas que planejaram uma vida equilibrada, baseada em escolhas que não são vistas como grandiosas pelos “likes”, mas que estão carregadas de conteúdo, que se replicados, em sonhos pequenos ou gigantescos poderão servir de exemplo a outras na busca do sucesso almejado.
Encerro dizendo que um dos significados da palavra sucesso no dicionário é “êxito” e não “milhão”!
Kommentare