top of page
Buscar

A capoeira e seus exemplos positivos

Dos conceitos que direcionam minha vida, muitos foram determinados a partir da influência da capoeira.


Por incrível que pareça, mesmo sendo uma luta brasileira, eu a vi pela primeira vez aos 16 anos no colégio que estudava. Imediatamente, fiz minha inscrição e comecei a praticar. Meu objetivo era jogar capoeira como professores e mestres; ser ágil, leve, rápido e fazer parte daquele universo que me dava segurança e me instigava desafios.


Mais do que simplesmente jogar capoeira, a liderança exercida pelo Mestre e o companheirismo que pude verificar entre os capoeiristas chamaram minha atenção: para que um grupo de pessoas interaja de forma tão sincronizada, a mão do líder tem grande influência.


No exemplo do Mestre, na firmeza do ensino dos movimentos, na riqueza nos detalhes da história, no momento exato de validar as atitudes corretas ou de corrigir os equívocos, de forma construtiva, estimulando a busca por novas alternativas e o espírito de equipe transmitido definiam para mim o que era liderança.


A capoeira foi então meu grande motivador pela busca de conhecimento no campo do comportamento humano. Não há



no meu entendimento, outro veículo em que se possa verificar com tamanha clareza a linguagem não verbal. Liderança se constrói principalmente com linguagem não verbal, pois o verdadeiro líder é aquele que lidera através do exemplo.


Outro elemento fundamental na capoeira é o companheirismo. O aprendizado depende da interação entre os praticantes, que exercem papéis diferentes durante a prática, pois cantam, tocam instrumentos, batem palmas, tudo em função de quem realiza o jogo da capoeira.


Liderança e companheirismo são apenas dois exemplos de conceitos que passaram a fazer parte do meu dia a dia e que vem sendo materiais de estudo há anos.


Certamente você aprendeu conceitos e os desenvolveu em atividades que realiza no dia a dia, então, divida comigo aqui nos comentários.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page