Quando começo um processo de educação financeira, geralmente me deparo com um descontrole no pagamento de contas. Não me refiro somente ao esquecimento em pagá-las, mas, a falta de conhecimento da data de vencimento de cada uma delas e a não verificação do valor lançado.
Assim sendo, ao contratar um serviço ou comprar algum bem, você deve estipular o dia de seu pagamento levando em consideração o dia de seus recebimentos.
Para que suas faturas sejam pagas em dia, faça uma lista de pagamentos a fazer, agende tarefas que o lembre de pagá-las na data ou estipule um dia da semana para agendá-las.
Ao receber a fatura, seja por e-mail ou impressa, verifique se os valores correspondem ao que você contratou para que não haja pagamento a maior, resultando em descontrole em função da imprevisibilidade daquele montante.
Há quem prefira colocar as contas em débito automático. Se você tem o hábito de conferir os lançamentos em fatura, tudo bem, pois, caso haja valor indevido, você terá tempo de fazer a devida correção. Agora, se você nem olha para as faturas, não as deixe em débito automático, pois você pode ser surpreendido por uma falta de saldo para seu pagamento.
Seguindo esses passos simples, você manterá seus pagamentos em dia e não correrá o risco de ter despesas financeiras não previstas.
E lembre-se, a falta de atenção nos rouba os pequenos valores e são eles que no longo prazo nos impedem de alcançar a independência financeira.
Comments